Mais de 700 MIL !

Pronatec alcança 700 mil Matrículas

Pronatec alcança 700 mil Matrículas

Hoje o Pronatec superou a maca de 700 mil alunos matriculados no Pronatec/BSM desde o começo ate o 31/12/2013 o Pronatec tem a meta de 1.000.000 Alunos matriculados em algum curso do Pronatec.

 O programa Bolsa Família e o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal conseguiram construir uma ferramenta que possibilitou uma reforma no estado brasileiro. Durante a trajetória do Bolsa Família, houve crescimento de renda e redução de desigualdades no Brasil. Entre os principais resultados alcançados foi a redução da mortalidade infantil, a criação de trabalhos formais, o aumento do salário mínimo e o fortalecimento da agricultura familiar, resultado do desejo político brasileiro.

Hoje, com o programa consolidado, a fome crônica já foi superada e, com o Plano Brasil Sem Miséria, o fim da extrema pobreza, do ponto de vista de renda, também foi alcançado, com a retirada de 22 milhões de pessoas dessa situação por meio da transferência de renda.

A utilização do Cadastro Único como ferramenta de referência para outras políticas públicas também foi destacada pela ministra do Desenvolvimento Social. Atualmente, 18 programas federais – como a Tarifa Social para Energia Elétrica, Luz para Todos, Minha Casa Minha Vida, Programa Cisternas, entre outras – têm aproveitado os dados do Cadastro para oferecer serviços públicos para a população mais pobre.

Tereza Campello ainda fez questão de frisar que, em seus 10 anos, o Bolsa Família derrubou mitos e preconceitos contra os beneficiários, especialmente a falsa crença de que a transferência de renda feita por meio do programa induziria as famílias à preguiça e à acomodação. A ministra mostrou que os beneficiários do Bolsa Família estão respondendo muito positivamente à oferta de qualificação profissional do governo. Segundo ela, em menos de dois anos, 700 mil matrículas já foram realizadas nos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) voltados ao público do Plano Brasil Sem Miséria.

Deixe um comentário